Instituto José Rocha de Sá

WhatsApp Agendamento via whatsapp 81 99878.0039 | Facebook

Exames

Punção de Mama


Quem Deve Fazer o Procedimento?

A punção de mama é um procedimento realizado para diagnosticar do que é constituída uma lesão na mama, como por exemplo, um nódulo. É um procedimento que esclarece várias coisas, e ajuda os mastologistas a descobrirem se o nódulo é benigno ou maligno. É realizado em clínicas especializadas, e o procedimento de punção de mama mais comum é o por agulha fina. É realizado com o auxilio de ultrassom, pois assim é possível localizar o nódulo para realizar o exame.

Como é o Procedimento?

O médico localiza a área da punção através das imagens geradas pela ultrassonografia. Uma vez localizado o nódulo, utiliza-se agulha própria para punção, no interior da lesão. Em seguida é feita a aspiração a vácuo do conteúdo do nódulo, para retirada de fragmentos. O material coletado é encaminhado para análise anatomopatológico – que determinará se a doença é benigna ou maligna. O exame dispensa internação.

O procedimento de Punção Mamária dói?

A punção mamária é um procedimento rápido e realizado com anestesia local. Por conta da anestesia, não há dor no momento do procedimento. No período posterior de recuperação é possível alguma dor. De qualquer forma, não é uma dor forte, sendo sentida por muitas mulheres como um incômodo e sensibilidade na região da mama.

Exige Preparo?

Este exame não necessita de preparo prévio.

Importante

Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais


Outras empresas do grupo:

multimagem

cemupe